Últimas Notícias do Brasil e do Mundo

Comissão define nova data para eleição de Conselheiro Tutelar em Ariquemes,RO

Após reuniões com o Ministério Público do Estado (MP-RO) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Comissão Eleitoral designada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ariquemes se reuniu com os 36 candidatos na noite de segunda-feira (7) e definiu a nova data para as votações de escolha dos dez conselheiros tutelares para o dia 20 de outubro de 2019. O período de campanha para os candidatos ocorre entre os dias 8 a 18 de outubro. Os conselheiros eleitos atuarão no município de 10 de janeiro de 2020 a 10 de janeiro de 2024.

Segundo a Presidente do CMDCA, Paola Waleska, o MP-RO recomendou a suspensão das eleições do último domingo (6) após a constatação de que o número de um dos 36 candidatos havia sido inserido com a ordem dos algarismos trocada nas urnas eletrônicas, diferente do que foi informado documentalmente pela Comissão Eleitoral ao Tribunal Regional Eleitoral.

Para a integrante da Comissão Eleitoral, Juliane Silveira, as eleições foram suspensas em respeito a lisura do processo eleitoral e ao candidato que teve a numeração trocada nas urnas. “Infelizmente, todo o pleito que organizamos com muita presteza e muito zelo, teve que ser cancelado por um erro no registro do candidato e como primamos pela idoneidade do pleito eleitoral, visto que o candidato seria prejudicado, entendemos por cancelar. Durante toda a segunda-feira tivemos reuniões para evitar que novos problemas aconteçam e possamos concluir as eleições”, destacou.

A nova data para a eleições dos membros do Conselho Tutelar e suplentes será realizada no dia 20 de outubro de 2019, das 8h às 17h. Estão aptos a votar os cidadãos brasileiros em pleno gozo dos seus direitos políticos, com domicílio eleitoral no município de Ariquemes.

Para o exercício do direito de voto, o eleitor deverá apresentar, no ato da votação, um documento oficial com foto.

CANDIDATOS


LOCAIS DE VOTAÇÃO

- Ariquemes: Escola Heitor Villa Lobos - Avenida Juscelino Kubitschek, 1903, Setor Institucional
- Garimpo Bom Futuro: Escola Padre Ângelo Spadari – Rua Topázio, Vila Ebesa

DENÚNCIAS

Diante das ocorrências de irregularidades durante as votações, a Comissão Eleitoral do CMDCA decidiu em fornecer ao público uma via para a população enviar as denúncias, seja por foto ou vídeo, através do WhatsApp. Confira os números:
- (69) 9.9237-4464
- (69) 9.8100-3752
- (69) 9.9922-3915
- (69) 9.9273-2733
- (69) 9.8489-4676
- (69) 9.8443-5944

Todas as denúncias enviadas serão analisadas pela Comissão Eleitoral e os candidatos poderão ser responsabilizados por tais atos indevidos. Conforme a Comissão Eleitoral, dois candidatos foram notificados e deverão apresentar as devidas defesas, sob o risco de serem pugnados do pleito.

Fonte: DECOM/PMA