Adolescente de 14 anos morre após passar mal em quadra de condomínio, em SP

Colégio onde garoto estudava fez uma homenagem nas redes sociais — Foto: Reprodução/Facebook
Um garoto de 14 anos morreu após passar mal na quadra de esportes do condomínio onde morava na noite de sexta-feira (27), em Jundiaí (SP). Enzo Bonilha Denarde chegou a ser socorrido por uma equipe do Samu, mas não resistiu. Segundo a família, o adolescente sofria de asma. O adolescente jogava basquete pelo time sub-14 da cidade.

O colégio onde Enzo estudava postou um depoimento em homenagem ao garoto nas redes sociais. No texto, lamentaram a morte do estudante, que cursava o 9º ano do ensino fundamental. "Enzo, a tua presença sempre continuará no meio de nós. [...] Sentiremos muito a sua falta", diz a postagem.

O corpo do adolescente foi velado na manhã de sábado (28) no Velório Municipal Adamastor Fernandes, em Jundiaí. O sepultamento foi no fim da tarde no Cemitério Montenegro.

Laudo

Enzo Bonilha sofreu falência respiratória. A informação foi confirmada no laudo pericial, divulgado esta semana. De acordo com o documento, a morte de Enzo Bonilha Denarde foi constatada às 21h do dia 27 de setembro. Além da falência respiratória, identificada em diagnóstico clínico, a perícia constatou edema agudo de pulmões, esforço físico em esporte e asma brônquica crônica como causas da morte.

Precaução

A mãe do adolescente contou que o menino ficou preocupado com as crises de asma após a atriz e escritora Fernanda Young ter morrido pelo mesmo motivo, no dia 25 de agosto.  Segundo Marilda Bonilha Denarde, o filho Enzo sempre foi cuidadoso com a asma, mas, após a morte da atriz, passou a redobrar a atenção com a doença.

"Estava passando sobre a morte dela na televisão e ele me chamou muito preocupado, perguntou se havia possibilidade dele morrer pelo mesmo motivo. Eu o tranquilizei e disse que era só cuidar com atenção", lembra.

"No começo do ano fizemos uma bateria de exames cardíacos e pulmonares, tudo perfeito. Em toda a vida, ele precisou de atendimento médico apenas uma vez durante uma crise, quando foi colocado no oxigênio", explica Marilda.

Fonte: G1/SP

Garoto que morreu brincando em quadra de condomínio ficou com medo após morte da atriz Fernanda Young — Foto: Arquivo pessoal/Marilda Bonilha